ADOÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O USO DO MOODLE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Nome: BRUNO FOLLI BORGHI

Data de publicação: 17/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO MOLL BRANDAO Orientador

Resumo: O presente trabalho busca analisar o sucesso na adoção da tecnologia na educação e a
intenção dos usuários em continuar utilizando-a. A implantação do e-learning nas instituições
de ensino passou por um processo de aceleração com a Pandemia da Covid-19 e a adoção do
ensino emergencial. O sucesso na adoção de sistemas de e-learning está associado à
percepção dos usuários em relação à satisfação do usuário, à absorção cognitiva e aos
benefícios alcançados com o uso, pois, se os usuários acreditam que o sistema é útil para a
realização de suas atividades acadêmicas e contribui para o desenvolvimento de novas
habilidades, eles tendem a continuar utilizando-o. Esta pesquisa contribui com os estudos
acerca dos modelos híbridos de sucesso dos sistemas de informação, analisando a percepção
dos estudantes como mecanismos de mediação entre as variáveis independentes (qualidade
total e fatores institucionais) e a intenção de reuso. Com base no modelo teórico proposto para
esta pesquisa, desenvolvido a partir dos modelos de Butt et al. (2021) e Butt et al. (2022), as
hipóteses foram testadas utilizando a modelagem de equações estruturais com mínimos
quadrados parciais (PLS-SEM) com o software SmartPls 4. Os dados foram coletados por
meio de um questionário on-line autoadministrado a 700 estudantes de uma instituição de
ensino federal. Os resultados demonstram que os mecanismos de mediação dos fatores
percebidos pelos estudantes exercem papel importante na intenção de continuar usando a
tecnologia na educação de forma que níveis mais elevados dos benefícios alcançados,
satisfação do usuário e absorção cognitiva aumentam o entendimento das intenções dos
usuários em continuar usando a tecnologia, comparado à relação direta entre a qualidade total
dos sistemas de e-learning percebida pelos usuários e os fatores institucionais com a intenção
de continuar usando a tecnologia.

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