Bibliotecas

A Biblioteca Central da UFES possui uma área útil de 8.400 m², e está dividida em três andares, possuindo diversos setores. A Biblioteca participa do sistema de comutação bibliográfica (COMUT) que permite obtenção de cópias de periódicos e teses existentes em outras bibliotecas do Brasil. Encontra-se em rede, com acesso aos itens disponíveis via internet, sendo o empréstimo também informatizado.

Com a disponibilização pela CAPES da base de dados dos PERIÓDICOS temos procurado incentivar os alunos em seu uso e redirecionado os recursos antes utilizados com periódicos para outros interesses como participação em seminários e eventos e compra de softwares e livros.

O Programa tem acesso ao SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB/UFES), que conta com seis unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do CEUNES, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias e Biblioteca Setorial do Nedtec.

Destas unidades, a de maior interesse para o Programa é a Biblioteca Central. Os periódicos em Administração impressos, outrora assinados, continuam sendo disponibilizados num dos Centros de Documentação do CCJE. O CCJE dispõe também de outro Centro de Documentação com periódicos na área econômica.

Os laboratórios dispõem de softwares utilizados em pesquisas como: SPSS (Statistical Program for Social Sciences), MINITAB e STATGRAFHICS, etc.. Os softwares PROMODEL para simulação (Software de programação em produção) e Jogos de Empresas, o SPHINX (Sistema de Concepção de Pesquisa e de Análise Estatística de Dados Quantitativos e Qualitativos) e agora o ALCESTE (foco qualitativo), ADOBE ACROBAT 6, o FINANSOFT 2.0 para estudo e pesquisa em finanças. Além disso, todos os anais de eventos da área que os professores têm acesso ficam disponíveis na secretaria do Programa para a consulta dos alunos. Adicionalmente, o Programa também conta com um acervo disponível nos núcleos, adquiridos com recursos provenientes de diversos projetos de pesquisa.

A Biblioteca Central, órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 207.448 exemplares e 93.893 títulos de livros, 5.982 exemplares e 4.335 títulos de trabalhos acadêmicos, 3.083 exemplares e 2.190 títulos de multimeios e 1.679 exemplares e 72.832 títulos de periódicos.

As bibliotecas da UFES estão interligadas por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES (SIB). O SIB/UFES dispõe de 300.107 exemplares e 129.342 títulos de livros, 11.116 exemplares e 8.291 títulos de trabalhos acadêmicos, 3.778 exemplares e 2.634 títulos de multimeios e 2.554 exemplares e 127.920 títulos de periódicos. O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Temos participado ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino.

O SIB/UFES faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC. Dentre os serviços oferecidos pelo SIB-UFES:
- Catálogo on line;
- Empréstimo domiciliar;
- Treinamento de usuários;
- Levantamento bibliográfico;
- Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
- Comutação bibliográfica;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos;
- Catalogação na Publicação;
- E-books;
- Biblioteca Digital;
- Empréstimo entre bibliotecas;
- Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
- Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital
- Repositório Institucional

A UFES conta também com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Ufes (BDTD/UFES). Ela foi criada em 2006, e disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

Além das bibliotecas mencionadas os alunos contam com o Portal de Periódicos da CAPES, com acesso remoto via CAFe e via SAR. O Portal de Periódicos da CAPES é certamente um dos mais valiosos instrumentos para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES têm acesso direto ao PORTAL da CAPES nas bibliotecas e nas várias unidades de ensino e pesquisa da UFES.

Além desse acesso direto dentro das instalações da UFES, os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES de fora da UFES de duas maneiras:
I – CAFe - Comunidade Acadêmica Federada - Através do link MEU ESPAÇO que aparece no topo superior direito da página do Portal, a pessoa utiliza a identificação institucional da UFES pois a UFES faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
II - SAR - Serviço de Acesso Remoto ao PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: o SAR tem por objetivo prover o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES ao pessoal da UFES que esteja fisicamente fora dos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. O SAR foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central. Para acessar o sistema, o usuário necessita de um login e senha, que são os mesmos já utilizados no Portal do Professor e/ou Intranet da PRPPG (SAPPG).

Em termos de bibliotecas setoriais a UFES conta com as seguintes unidades:
- Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde: a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde está situada no Campus Universitário de Maruípe e ocupa uma área 1.200 m2. A Biblioteca é Centro Cooperante da Rede BIREME. Conta com 4 salas para estudo em grupo e serviço de fotocópia. O acervo é composto por aproximadamente 27.121 exemplares e 8.699 títulos de livros e trabalhos acadêmicos e 41.140 exemplares e 534 títulos de periódicos.
- Biblioteca Setorial do Centro Tecnológico: a Biblioteca Setorial Tecnológica, localizada no Campus Universitário de Goiabeiras, possui um acervo específico de aproximadamente 4249 exemplares e 2.257 títulos de livros, 1.207 exemplares e 1.023 títulos de dissertações e teses e 3 microcomputadores com acesso direto para pesquisas bibliográficas na Internet em banda larga.
- Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias: a Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias, recém inaugurada, localiza-se no Campus Universitário de Alegre, ocupando uma área de 1.285 m2. Possui um acervo de 27.718 exemplares e 12.710 títulos de livros e 1.467 exemplares e 1.324 títulos de dissertações e teses.
- Biblioteca Setorial do Ceunes: a Biblioteca Setorial CEUNES localiza-se no Pólo Universitário de São Mateus. Possui um acervo de 22.686 exemplares e 6.807 títulos de livros.
- Biblioteca Setorial do Nedtec: a Biblioteca Setorial do NEDTEC localiza-se no município de Jerônimo Monteiro e atende aos cursos de Engenharia Florestal e Indústria Madeireira. Possui um acervo de 2.615 exemplares e 1.548 títulos.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910