Gestão como um processo dinâmico e complexo de Learning in practise

Resumo: É fundamental o desenvolvimento de estudos que se diferenciem da predominância de abordagens sociológicas da gestão voltadas para generalizações de modelos a priori, desde as propostas pioneiras de Taylor (1960) e Fayol (1970). Tais trabalhos, por não considerarem as diversas atividades humanas desempenhadas no cotidiano das organizações, em seus dinamismos e complexidades, têm produzido investigações desvinculadas da realidade construída socialmente nesses espaços, que se tornam fragilizadas no que tange à compreensão das práticas de gestão (SANTOS; ALCADIPANI, 2010; GHERARDI, 2009). Nesse sentido, este Projeto busca uma alternativa à essas abordagens, ao eleger como objetivo o aprofundamento do conhecimento teórico, epistemológico e metodológico da abordagem dos Estudos Baseados em Prática – Practice-Based Studies – PBS – nos estudos organizacionais, com fins de se adotar a ideia da Aprendizagem em Prática – Learning-in-Practise –, desenvolvida pela Profa. Dra. Elena Antonacopoulou na ULMS/UK, para a compreensão da gestão como processo dinâmico e complexo de aprendizagem. Por meio desse fio condutor, é possível não só se enriquecer análises do fenômeno gestão como prática social, mas também como resultante e resultado de processos de aprendizagem construídos em prática – practsing – (ANTONACOPOULOU, 2006b). A Profa. Antonacopoulou é referência na literatura nessa abordagem e dirige, na ULMS, a rede internacional de pesquisa GNOSIS, no seio do Organisation and Management Department da ULMS, lócus da realização do Pós-/doutorado no Exterior, com bolsa da Capes, a ser realizado de 1/11/2013 a 31/10/2014 pelo pesquisador. Para o alcance de seus objetivos este Projeto define as seguintes etapas: I - Delineamento das influências das tradições do pensamento filosófico vinculados à fenomenologia, ao marxismo e à lingüística que suportam o conceito de prática, base da PBS; II - Sistematização dos elementos teóricos, epistêmicos e metodológicos que configuram a PBS, bem como a sua importância para o estudo da gestão como fenômeno complexo e dinâmico; III- Delineamento da abordagem da Aprendizagem em Prática – Learning-in-Practise (ANTONACOPOULOU, 2005; 2006a; 2006b) – e a sua importância para o estudo da gestão como processo de re/produção de conhecimento e aprendizagem; IV - Desenvolvimento de articulações para tornar o Observatório de Estudos de Práticas de Gestão na Administração Pública – OBAP/PPGADm/UFES – uma referência nacional de articulação com a Rede internacional de pesquisas GNOSIS da ULMS.

Data de início: 01/11/2013
Prazo (meses): 12

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