Análise do Ensino de Competências na Formação Superior Voltada para o Campo do Trabalho.

Nome: DANIELE CASSARO GUIDONI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/06/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCIA COELHO HECKERT Examinador Externo
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO Orientador
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Examinador Interno

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como o corpo docente de uma determinada instituição privada de ensino superior acredita desenvolver competências em seus alunos, ao longo da formação, em nível de graduação, tornando-os competentes ao mercado de trabalho. Buscou-se analisar a concepção de competência que o corpo docente da instituição possui, analisar as práticas docentes, que acreditam serem importantes no desenvolvimento de competências, e em paralelo, verificar as ações institucionais que promovem estímulo ao desenvolvimento de competências nos alunos. Esta pesquisa tem caráter qualitativo. A abordagem cartográfica é utilizada como referencial, na postura adotada pela pesquisadora, e a realização de entrevistas semi-estruturadas, com o corpo docente da instituição pesquisada, se constitui como uma ferramenta de coleta de dados. A análise permitiu compreender que o desenvolvimento de competência se estabelece de forma complexa, não linear e, que as práticas de desenvolvimento de competências na organização pesquisada se efetivam de forma não estruturada e segregativa. A noção de desenvolvimento de competência se passa pelo currículo do corpo docente, e acreditam que esse seja o mais importante diferencial de qualidade e modelo de profissional a ser seguido. A produção de competência se sobressai pela produção de incompetência e do fracasso escolar.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910