Gestão do Conhecimento: Uma investigação sobre o processo de análise e concessão de crédito no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A - BANDES

Nome: SCHLEIDEN PINHEIRO NASCIMENTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/03/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HELIO MORAES DE SOUZA Suplente Interno
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Examinador Interno
RICARDO ROBERTO BEHR Orientador

Resumo: A gestão das organizações contemporâneas tem experimentado uma série de transformações desde o advento das abordagens clássicas sugeridas por Taylor e Fayol no início do Século XX, quando se inaugurou uma proposta de sistematização e racionalização das formas de gerir processos produtivos. No cenário competitivo, a partir da década de 1990, as organizações bem sucedidas têm buscado gerenciar não somente os seus bens tangíveis, mas também o Conhecimento. Naquela ocasião surgiram trabalhos acadêmicos, publicações e consultoria sobre Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Ativo Intangível e Capital Intelectual. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a tentativa de Gestão do Conhecimento no processo decisório de análise de crédito do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A (BANDES), a partir das práticas do Comitê de Crédito (COCRE) e da percepção de seus membros sobre este tema. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura acerca das teorias da decisão e da Gestão do Conhecimento. Porém, para construir uma base de reflexão para o estudo empírico, permitindo uma visão mais próxima do indivíduo inserido no contexto da Gestão do Conhecimento no BANDES, foi feita também uma revisão da literatura sobre o trabalho imaterial e as construções críticas a respeito da Gestão do Conhecimento. Foram utilizadas duas fontes para a apreensão dos dados: observação direta das reuniões do COCRE e entrevistas com seus membros. A análise dos dados, com ênfase no caráter qualitativo, foi fundamentada na análise do discurso, permitindo uma visualização reflexiva sobre a tentativa de implantação da Gestão do Conhecimento e o entendimento dos participantes a respeito de sua implantação no BANDES. Analisou-se a coerência dos discursos, o caráter de persuasão do discurso apresentado, as dimensões de poder entre os membros do COCRE, os conflitos internos e a dimensão simbólica das reuniões do COCRE. Após a análise dos dados destaca-se que: o turnover no BANDES e seus impactos na perda de conhecimentos tácitos é um fator preocupante na ótica dos membros do COCRE; os entrevistados apresentam um discurso em defesa da organização argumentando a Política de Crescimento e a conversão de conhecimentos tácitos em explícitos como alternativa aos problemas gerados pelo turnover; na prática social das reuniões do COCRE percebe-se a utilização de formas de convencimento por parte de alguns membros, caracterizando uma polaridade no poder de decisão; a existência de aspectos mentais no processo decisório destacando-se as expectativas, medos, intuições, pressentimentos ou experiências dos membros do COCRE.

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