Desvendando a Relação Dentista-Paciente: Uma Abordagem Ergonômica para além do Ferramental

Nome: RAFAEL BARBOSA MARIANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/04/2012

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Externo
RICARDO ROBERTO BEHR Orientador
RUDIMAR ANTUNES DA ROCHA Examinador Externo

Resumo: Os estudos ergonômicos existentes sobre o trabalho dos odontólogos são, em grande parte, orientados para questões relativas à postura, uso de equipamentos ergonômicos, ao acometimento por doenças e a outras abordagens que procuram intervir principalmente em aspectos físicos da atividade do dentista. Ao serem realizadas pesquisas cujo foco predominante seja esse, criam-se lacunas no campo de estudo em relação a outros conhcimentos que poderiam advir deste universo. Nesse sentido, buscando ampliar tal conhecimento, o objetivo dessa pesquisa foi identificar os atributos e as principais características subjetivas que permeiam a relação estabelecida entre o profissional e o paciente e quais são as suas implicações para o profissional e para os pacientes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo que se baseou na metodologia própria da ergonomia de linha francesa - a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) -, que se utilizou de referencial teórico, entrevistas de roteiro semi-estruturado e observação direta no campo de estudo para seu desenvolvimento. Foram escolhidos vinte sujeitos de pesquisa, sendo dezesseis pacientes e quatro profissionais, que foram selecionados utilizando-se critérios de idade e gênero. O acompanhamento dos profissionais se deu no local de trabalho (consultórios ou clínicas odontológicas) e tiveram a duração de cada um. Para maior facilidade na compreensão dos resultados obtidos nas entrevistas e nas observações no campo, os aspectos mais importantes foram divididos em dois grupos, o dos pacientes e o dos profissionais. para os pacientes os pontos mais importantes se relacionaram ao medo de ir dentista, aos altos valores cobrados pelos profissionais, aos critérios utilizados pelos mesmos para escolherem ou continuarem indo ao profissional que os estavam atendendo e eaos fatores que determinaram a confiança no dentista. Para os profissionais, os aspectos mais relevantes da relação estabelecida com os pacientes dizem respeito à desvalorização percebida na sua atividade de trabalho, às situações que geram estresse, à pressão e aos constrangimentos experimentados no dia a dia de trabalho e ao fator experiência e ensino acadêmico para lidar com tais situações. Concluiu-se que a relação estabelecida entre o odontólogo e o paciente é complexa e tem implicações que vão muito além do que acontece dentro do ambiente físico do consultório, afetando não só a vida profissional, mas a vida pessoal de pacientes e dentistas.

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