CULTURA, CONSUMO E DIFERENÇA: estudo com um grupo de surdos de Vitória-ES

Nome: MARCOS ALOIZIO FRANÇA DA FONSECA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/08/2010

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO GUALBERTO MOREIRA VASCONCELLOS Examinador Interno
SÉRGIO ROBERT DE SANT´ANNA Orientador

Resumo: Tanto pessoas diferentes, como culturas diferentes, quanto percepções diferentes produzem significados de consumo particulares, sejam esses referentes a determinado grupo de pessoas, sejam relacionados a uma cultura ou a seletividade de percepção de cada um de nós. Nessa perspectiva, cultura, consumo e diferença são analisados através de situações específicas de consumo de um grupo de surdos em Vitória-ES. Estes são, em sua maioria, alunos de graduação do curso de Letras-LIBRAS da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, cujos encontros ocorrem à distância. A busca aqui se realiza pela reflexão acerca da ausência do sentido da audição não pelas abordagens clínicas, médicas ou terapêuticas, mas se aproxima dos estudos sociais interpretativistas (THOMA, 2008; STROBEL, 2008; SÁ, 2006), com o intento de refletir sobre a surdez, em especial sobre as relações sociais e o consumo, uma vez que se entende que a sociedade é produzida culturalmente nas relações sociais. Para tal análise, decupou-se as obras de três autores que tratam do consumo por uma perspectiva antropológica, Daniel Miller (2002), Grant McCracken (2003) e Everardo Rocha (1995, 2000, 2005) e a partir deles, norteou-se a compreensão das percepções e dos significados do consumo existentes no grupo de surdos. Tal aproximação inspirou-se na perspectiva cultural proposta pelos estudos surdos; na compreensão do consumo como mediador de relações e construtor de significações; na sugestão de contato com os surdos e na obtenção e interpretação de alguns significados que surgem a partir de uma descrição densa de situações de consumo de um grupo particular a partir do ponto de vista de seus próprios membros. Nesse sentido, o campo de pesquisa se desenvolveu a partir dos eventos, encontros, discussões e passeios realizados pelo grupo de surdos. De onde foi possível vivenciar algumas situações de consumo, entre elas o uso do transporte coletivo e algumas de suas apropriações, como a utilização do passe livre e do cartão de vale transporte. Isso remete aos significados compartilhados socialmente e a partir dos que emergem pelo uso, apropriação e consumo do serviço. Demais situações de consumo serão analisadas, com o intento de buscar compreender de que forma esses consumidores forjam suas relações sociais através do consumo de bens e serviços.

Palavras-chave: cultura, consumo, diferença, surdez.

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