MARKETING e Consumo: Reflexões em Busca de uma Aproximação Teórica

Nome: FÁBIO DOS SANTOS CORDEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/05/2007

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETH MARIA ANDRADE ARAGÃO Examinador Externo
SÉRGIO ROBERT DE SANT´ANNA Orientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação tem como propósito buscar contribuições que alguns estudos
desenvolvidos sobre o consumo podem agregar para uma reflexão em torno do
marketing. O ponto de partida para este trabalho foi a constatação de que passamos
por um momento de transformação e revisão na produção acadêmica sobre
marketing no Brasil e no mundo. Nesse sentido, fez-se, inicialmente, uma breve
retrospectiva sobre a evolução do marketing como disciplina. Em seguida, foram
analisados artigos publicados nos Encontros da Associação dos Programas de Pós-
Graduação em Administração ENANPADs que se caracterizaram pela revisão de
temas relacionados ao marketing, privilegiados por autores brasileiros dentro de um
determinado intervalo de tempo.. No que se refere ao consumo, foi feito um resgate
teórico procurando mostrar diversas perspectivas de exploração do tema, para, ao
final, colocar em destaque dois autores (Jean Baudrillard e Colin Campbell) cujas
obras selecionadas serviram de base para a proposição de formas diferenciadas de
reflexão sobre o marketing em si, bem como no diálogo com outras áreas de
conhecimento. Finalmente, chegou-se à constatação de que ainda há muitas
fronteiras entre o marketing e consumo para serem exploradas, podendo trazer
proveitosos resultados para ambos.

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