MODERNIDADE E TRADIÇÃO ESCULPIDAS NO BARRO: UMA REFLEXÃO DA ASSOCIAÇÃO PANELEIRAS DE GOIABEIRAS
Nome: GIOVANA GAVA CAMILETTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/05/2007
Banca:
Nome | Papel |
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JOÃO GUALBERTO MOREIRA VASCONCELLOS | Orientador |
JOSE MARCELO DANTAS | Examinador Externo |
SÉRGIO ROBERT DE SANT´ANNA | Examinador Interno |
Resumo: As questões culturais, em épocas de globalização, são muito discutidas em função, dentre outras coisas, da busca da diversidade para a formação das identidades. Assim, seguindo esta linha, este estudo tem como principal objetivo analisar o discurso vigente entre as Paneleiras de Goiabeiras, que traz a tradição como pano de fundo para sua construção e compreender como ele sobrevive na lógica mercadológica moderna além de sua re-significação na modernidade. Para tanto, buscamos a compreender os aspectos sócio-culturais presentes na produção da panela de barro capixaba, as variáveis intervenientes do surgimento e crescimento da entidade Associação Paneleiras de Goiabeiras, as relações internas entre os atores sociais da entidade em questão, a lógica mercadológica moderna e por fim, entender as interfaces ou relações existentes entre tradição e modernidade. Para a realização desta pesquisa, o método utilizado foi o qualitativo e a coleta de dados, levando em consideração o tipo de pesquisa, foi feita por meio da observação aliada à realização de entrevistas em profundidade. A observação aconteceu no galpão das Paneleiras de Goiabeiras durante dois meses e foi complementada pela realização de dez entrevistas em profundidade com atores pertencentes a Associação Paneleiras de Goiabeiras. O tratamento dos dados foi feito pela criação da categorização analítica onde foram levadas em consideração três categorias: a tradição e suas características, a modernidade e seus elementos e o discurso e sua sobrevivência. O aporte teórico trata-se principalmente da compreensão da interface entre modernidade e tradição em Anthony Giddens e ainda uma análise da globalização e de novos elementos da lógica mercadológica moderna como o consumo. Os resultados sugerem que por mais que as tradições vigorem, sejam reinventadas de modo a conservar-se na modernidade ou tornem-se mecanismos de criação de valores é preciso cada vez mais compreender a lógica capitalista, pois, é ela quem dá a tônica do desenvolvimento, seja ele político, econômico, cultural e social.