Estágios de Evolução da Marca Garoto.

Nome: FERNANDA MAYER DOS SANTOS SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/03/2006

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
SÉRGIO ROBERT DE SANT´ANNA Orientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: Diante das mudanças ocorridas no processo de consumo e o crescimento da importância da marca, este trabalho tem como proposta investigar como a marca é construída socialmente. Desta forma, este estudo estrutura-se sobre três pilares: a evolução do estudo da marca, o deslocamento da ênfase no comportamento do consumidor para o processo de consumo e a história da empresa Chocolates Garoto e sua marca.
O processo de consumo vem sofrendo alterações com o tempo. Vive-se hoje em uma sociedade onde o consumo transformou-se em um processo incessante e ininterrupto. Com o aumento do consumo, a variedade dos produtos oferecidos aumentou, tornando-se muito importante identificá-los. A identificação dos produtos é feita principalmente pela marca, que pode ser do produto ou da empresa que o fabrica.
A marca torna-se elemento na construção social, ou seja, o processo pelo qual os consumidores passam a conhecer e identificar os produtos por elas mesmas, indo além dos aspectos tangíveis. A marca pode estar relacionada a aspectos racionais como preço, tamanho e forma, mas, se além destes aspectos também forem trabalhadas questões emocionais, como status, sonho e personalização, os consumidores darão preferência a estas marcas.
Para investigar como a marca é construída socialmente escolheu-se a fábrica de Chocolates Garoto. A Chocolates Garoto faz parte da história capixaba. A marca Garoto evoca, além dos aspectos tangíveis, aspectos intangíveis, uma vez que o consumo de chocolates e balas remete a várias situações e, conseqüentemente, emoções.
Para a realização deste trabalho utilizou-se de dois tipos de pesquisa: bibliográfica e documental. A primeira foi utilizada para fazer um levantamento bibliográfico sobre marca, comportamento do consumidor e processo de consumo. Já a pesquisa documental foi utilizada para analisar a história da empresa Chocolates Garoto e da evolução da marca Garoto, ao longo do tempo. Para isso buscaram-se informações no Centro de Documentação e Memória (CDM), que a empresa possui, onde muitas informações sobre a empresa e a marca publicadas em jornais e revistas de todo o Brasil estão disponíveis.
Através do estudo da marca Garoto foram identificados três momentos de evolução desta marca: passagem da marca associada ao nome da família, surgimento da marca Garoto cunhada pelo senso comum e consolidação regional; desenvolvimento da marca da empresa nacional e internacionalmente; tendência à desterritorialização da marca.

PALAVRAS-CHAVE: Marca, Consumo, Chocolates Garoto.

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