Constituições de Sujeitos nas Relações Sociais de Consumo: um Estudo de Peças Publicitárias no Setor Bancário.

Nome: LEONARDO VASCONCELOS MATTOS LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/03/2007

Resumo: O aumento do poder influenciador dos novos aparatos do capital enquanto
produtores de modos de existência, vem se consagrando mundialmente como um
fenômeno histórico que, de certa forma, consolida o papel do marketing na
constituição de desejos e subjetividades dos consumidores modernos. Cada vez
mais as empresas criam mecanismos para se aproximarem de seu público-alvo e a
utilização da publicidade é algo quase que obrigatório quando falamos de
estratégias para alcance e persuasão dos consumidores. O presente trabalho trata
do marketing e de algumas de suas manifestações, no que se refere a sua influência
no estímulo de desejos e necessidades. Para isso estuda a concepção de empresas
anunciantes sobre o comportamento dos consumidores de serviços bancários, à luz
de um referencial teórico específico e de uma pesquisa empírica qualitativa que
analisa a mediação de peças publicitárias nas relações de consumo. As etapas
compreendidas no trabalho são as seguintes: exposição do problema de pesquisa,
objetivos e relevância do estudo; levantamento de uma teoria que auxilie na
discussão sobre os elementos constitutivos; consideração dos aspectos
metodológicos utilizados; descrição e análise do objeto de pesquisa, e; relato e
avaliação dos resultados obtidos. Esta última etapa visa conferir ao trabalho
algumas considerações sobre a significância da proposta para o campo da
Administração, no sentido de como podemos perceber a tentativa de influência dos
apelos publicitários na mudança dos padrões de comportamento de consumo.

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