UMA Análise Crítica das Relações de Serviços Educacionais: o Caso dos Docentes de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo.

Nome: HELGA MIDORI IWAMOTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2006
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Resumo: Este trabalho teve por objetivo compreender a dinâmica da prestação de serviços dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no caso das aulas de matemática ministradas para alunos desta universidade que cursaram disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (DMAT). Foi abordada a relação entre o professor de matemática, como prestador de serviços que representa a universidade, e o aluno como cliente. A justificativa é que os discentes da UFES têm apresentado sinais de dificuldades de aprendizagem em disciplinas ofertadas pelo DMAT, bem como elevado número de faltas e de reprovações em alguns casos. Considerando este aspecto, procurou-se compreender os valores e posturas dos professores de matemática em sua relação de ensino para diversos cursos, assim como as expectativas dos alunos em relação a estes profissionais e o contexto em que se deram as relações entre eles ao longo das disciplinas, em nível de universidade e de turma. Para tanto realizou-se uma pesquisa quantitativa com complemento da dimensão qualitativa, tendo-se aplicado questionários e utilizado a técnica de entrevista com os atores dessa relação. Ao final pôde-se observar a diversidade de características, tanto dos sujeitos que compõem as relações, quanto das relações entre eles. Na fundamentação teórica, foram abordados os construtos de autores como Adorno, Horkheimer, Fromm, Vygotsky, Bowlby e Schwartz. No entanto, há uma grande concordância por parte dos alunos que o componente relacional é fundamental para a aprendizagem, principalmente em disciplinas consideradas tradicionalmente difíceis como a matemática, no que alguns dos professores entrevistados concordam. Foi possível chegar a essas considerações através do tratamento quantitativo dos questionários com escala Likert e da análise qualitativa das entrevistas (ao vivo e eletrônicas) com esses sujeitos.
Descritores: Prestação de serviços. Relações interpessoais professoraluno Subjetividades valores.

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