ADAPTAÇÃO EM NOVOS TEMPOS: ANÁLISE DAS AÇÕES DE MARKETING DOS MÚSICOS
NO MERCADO DA GRANDE VITÓRIA

Nome: HENRIQUE LUCAS SARAFIM CORRÊA

Data de publicação: 30/08/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Orientador

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as ações de marketing das bandas de rock
da Grande Vitória, Espírito Santo, em meio aos novos contextos do mercado musical.
Para alcançar esse objetivo, foram definidos objetivos específicos que incluíam a
caracterização das bandas participantes da pesquisa, a identificação das atribuições
dos músicos, a descrição das ações de marketing utilizadas e a análise das
ferramentas de comunicação empregadas pelas bandas. No referencial teórico, foram
abordados conceitos relevantes como a transformação do mercado da música,
estratégias aplicadas à indústria musical, a relação entre público e música e a
aplicação do mix de marketing na música, apresentados por Hracs (2012), Pascuci e
Alves (2018), Kamp (2010) e Hull, Hutchison e Strasser (2011), respectivamente. A
metodologia envolveu uma abordagem qualitativa e descritiva, com a realização de
entrevistas semiestruturadas com músicos de bandas independentes da região.
Foram entrevistados sete músicos, selecionados por não possuírem contrato com
grandes gravadoras. O software Iramuteq foi utilizado como suporte na análise de
conteúdo das entrevistas, permitindo a identificação de categorias temáticas e
padrões relevantes nas respostas dos participantes. Os resultados da pesquisa com
as bandas de rock da Grande Vitória destacam a relevância da venda de merchandise
para a sustentabilidade financeira e fortalecimento da marca, o uso efetivo do Spotify
para alcance global, a importância das redes sociais na divulgação e interação com
os fãs, a eficácia das alianças estratégicas para atrair diferentes públicos e
compartilhar recursos, a valorização da qualidade musical para destacar-se e o
reconhecimento da importância de uma identidade musical única. As estratégias de
marketing das bandas estão alinhadas com as tendências do mercado, enfatizando
plataformas digitais e a autenticidade. O sucesso das bandas depende não só de suas
habilidades musicais, mas também de construir e manter relacionamentos com outros
músicos, produtores, promotores e fãs.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910