Novas Tecnologias e Subjetividades: o Caso dos Trabalhadores do Setor Operacional Que Buscam Novos Conhecimentos Por Meio do Ensino Superior.

Nome: REGINALDO NASCIMENTO ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/12/2005

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Orientador
RICARDO ROBERTO BEHR Examinador Interno

Resumo: O acirramento da concorrência internacional, a globalização e a crise da organização científica do trabalho trouxeram alterações na sociedade, nas empresas e no comportamento dos trabalhadores e sindicatos. As mudanças incluem novas formas de trabalho, agora com uma base tecnológica muito mais desenvolvida. A empresa CAPIXABA também se insere nessa realidade, ao promover o processo de reestruturação interna na década de 90, que inclui uma tentativa de produção e domínio sobre a subjetividade dos trabalhadores. Em paralelo a essas mudanças, grande parte dos trabalhadores do setor operacional tem buscado novos conhecimentos por meio do ensino superior, elevando em demasiado o nível de qualificação e escolaridade no chão da fábrica. Deste modo, o objetivo da pesquisa foi conhecer os fatores subjetivos e intervenientes no comportamento destes trabalhadores. A pesquisa é qualitativa e descritiva, usa o estudo de caso como procedimento de coleta de dados e a técnica da conversação e da fala para análise. Os resultados obtidos mostram que os trabalhadores do setor operacional estão buscando o ensino superior, principalmente porque: existe grande oferta de vagas nas instituições privadas de ensino superior; estão se preparando para o mercado de trabalho; procuram estar no mesmo nível dos trabalhadores do setor operacional que já concluíram o ensino superior, sendo então influenciados por estes; querem exercer profissões diversas, em paralelo à função de operador; são influenciados pela empresa, de modo a desejarem ascensão profissional.

Palavras-chave: reestruturação produtiva; tecnologias de gestão; subjetividade; qualificação; escolaridade; trabalhador do setor operacional.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910