CARREIRAS EM CONTEXTOS DE ESTUDO E TRABALHO: Barreiras, Apoios Sociais, Enfrentamento e Desfechos pelo Modelo de Autogerenciamento da Teoria Social Cognitiva de Carreira

Nome: MARIANA RAMOS DE MELO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/02/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ABRAHAM BAROUCH GILBERT Examinador Interno
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Coorientador
ALLINE ALVES DE SOUSA Examinador Interno
MANOELA ZIEBELL DE OLIVEIRA Examinador Externo
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador

Resumo: O objetivo geral desta tese foi verificar como barreiras de carreira e apoios sociais, em diferentes ambientes, tipos e níveis, impactam distintivamente o comportamento adaptativo de enfrentamento e o autogerenciamento de carreira dos indivíduos, dado um cenário de crise contextual. Dois estudos quantitativos sequenciais foram fundamentados no Modelo de Autogerenciamento de Carreira (MAC) de Lent e Brown (2013) da Teoria Social Cognitiva de Carreira. O Estudo 1 objetivou verificar o efeito das percepções de barreiras de carreira contextuais sobre as estratégias funcionais de enfrentamento (coping) por meio das expectativas de autoeficácia e do apoio social emocional entre estudantes da educação superior, dado o cenário de crise. Foi adotada uma survey com 163 universitários brasileiros da área de Negócios e Administração. Os procedimentos de análise dos dados envolveram
estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e análises de mediação. Os resultados principais revelaram que as influências contextuais analisadas impactam de formas distintas as estratégias funcionais de enfrentamento. Barreiras impactaram apenas indiretamente, e apoio social impactou diretamente. Constatou-se que a autoeficácia não mediou a relação entre barreiras e enfrentamento. Já o apoio social emocional teve papel mediador na relação e foi preditor da autoeficácia no modelo de mediação seriada. Por sua vez, o Estudo 2 objetivou testar o MAC aplicado ao comportamento adaptativo de enfrentamento frente às percepções contextuais, apoios sociais e barreiras de carreira de estudantes-trabalhadores, dado o cenário de crise. Pelo MAC, as variáveis incluídas no teste foram as contextuais (barreiras de carreira e apoios sociais na família e no trabalho), autoeficácia (ocupacional), ações (estratégias funcionais de enfrentamento) e desfechos (autogerenciamento, satisfação com a carreira, satisfação com a vida, empregabilidade). Adicionalmente, o construto volição no trabalho foi incluído no teste do MAC. Foi também adotada uma survey e duas etapas foram desenvolvidas. A Etapa i incluiu 261 universitários brasileiros da área de Negócios e Administração, e teve como objetivo desenvolver análises detalhadas das relações por meio de modelos de mediação e moderação. Os procedimentos de análise dos dados envolveram estatística descritiva, análise fatorial confirmatória, análises de mediação e moderação. Os resultados principais indicaram que: a) a autoeficácia e as estratégias funcionais de enfrentamento são mediadoras seriadas na relação entre apoio social no trabalho e desfechos positivos em carreira; b) as estratégias funcionais de enfrentamento são mediadoras na relação entre apoio social na família e desfechos positivos em carreira; c) o apoio social familiar do tipo material modera a relação de barreiras contextuais de carreira e restrições gerais; e, d) o apoio social familiar do tipo material modera a relação de barreiras contextuais de carreira e volição. A Etapa ii ampliou as análises e envolveu 566 universitários brasileiros de cursos variados, com o objetivo de desenvolver análises das relações diretas por meio do teste conjunto do MAC. Os procedimentos de análise dos dados envolveram estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados indicaram conformidade, em sua maior parte, com os pressupostos do MAC. Porém, ao contrário dos pressupostos, constatou-se que as barreiras de carreira não predizem as ações de enfrentamento funcional, e barreiras e apoios sociais não predizem alguns desfechos positivos em carreira. A partir dos resultados foi possível sustentar o argumento desta Tese de Doutorado: em um cenário de crise contextual, barreiras de carreira e apoios sociais favorecem ações e desfechos positivos em carreira por meio de mecanismos
de mediação e condicionais de moderação. Sucintamente, os achados da tese contribuem para o avanço teórico do campo ao evidenciar que: i) Barreiras contextuais percebidas na carreira podem favorecer ações e desfechos positivos em carreira quando se relacionam com apoios sociais por meio de mediação ou moderação; ii) O enfrentamento funcional das barreiras contextuais percebidas na carreira está embasado no ambiente externo; iii) Influências contextuais relacionadas a apoios e barreiras podem assumir papéis de preditoras, mediadoras ou moderadoras nas relações com autoeficácia, ações e desfechos positivos; iv) Barreiras contextuais percebidas na carreira diferem de volição no trabalho e podem se relacionar com esta por meio da interação com apoios sociais; v) o MAC aplicado ao comportamento adaptativo de enfrentamento frente às percepções contextuais é capaz de predizer níveis de enfrentamento funcional e desfechos positivos em carreira em estudantes-trabalhadores; e, vi) A volição no trabalho pode agregar poder explicativo ao MAC.

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