RECEBER EM CASA OU BUSCAR NO LOCAL:
UM ESTUDO DAS PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES DE E-COMERCE.

Nome: JULIANO HONORATO CÂNDIDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ADONAI JOSÉ LACRUZ Orientador
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADONAI JOSÉ LACRUZ Orientador
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Coorientador
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Examinador Interno
RICARDO SILVEIRA MARTINS Examinador Externo

Resumo: O crescimento dos números do comércio eletrônico varejista mostra que essa modalidade de compra tem grande importância no padrão de consumo global. Entretanto, esse crescimento traz alguns desafios para os gestores nos processos logísticos do delivery tradicional, principalmente na última etapa de entrega, quando o produto sai do galpão e chega até a casa do consumidor, conhecido como last mile (LM), ou última milha, em português. Problemas como falha na entrega e descumprimento do prazo de entrega, geram insatisfação do consumidor e por isso geram consequências negativas para os varejistas. Nesse sentido, uma das soluções apresentadas pela literatura é a solução do pick-up point (PUP), onde o consumidor participa do processo de entrega e busca o produto comprado em um estabelecimento escolhido, ao invés de receber em casa, como no processo de Home Delivery (HD). Entretanto, dado o fato de que a solução do PUP é ainda tida como uma solução inovadora, ela gera certo grau de incerteza e ansiedade por parte dos consumidores. Por isso, alguns autores buscam entender quais fatores levam o cliente a optar pelo PUP em detrimento ao HD. Ainda assim, há uma lacuna na literatura sobre a sensibilidade dos consumidores a alterações nos níveis desses fatores. Por isso, o objetivo dessa pesquisa foi o de observar quais são os fatores significantes, a sensibilidade do consumidor a alteração nos níveis desses fatores e qual a ordem de influência que esses fatores exercem sobre a preferência do consumidor pelo PUP em detrimento ao HD. A fim de atingir esse objetivo, foi realizado na pesquisa um desenho experimental, a partir da técnica de Preferência Declarada, para realizar uma survey que, após ser aplicada a uma amostra de 405 respondentes, teve seus resultados analisados a partir de um modelo de regressão logística robusta por clusters e pela lente da Teoria dos Custos de Transação. Os resultados mostram que os atributos que influenciam significativamente a escolha do consumidor pelo PUP em detrimento ao HD foram o Preço do Frete e o Prazo de Entrega. Todavia, apesar da literatura apresentar o Preço do Frete como a variável mais influente na maioria dos estudos, os resultados dessa pesquisa apresentam o Prazo de Entrega como o mais influente. Além disso, os resultados mostraram também que o atributo Localização do PUP não foi considerado estatisticamente influente na escolha do consumidor pelo PUP em detrimento ao HD. Por fim, os resultados dessa pesquisa mostram que a variação interna nos níveis do atributo Preço do Frete causam maior impacto na intenção do consumidor em utilizar o PUP do que a variação interna nos níveis do atributo Prazo de Entrega.

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