Os Efeitos da Experiência de Fluxo na Percepção Da
imagem das Instituições de Ensino Superior Sob a Perspectiva dos Alunos da Educação à Distância.

Nome: FÁBIO REIS DA COSTA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 08/10/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDERSON SONCINI PELISSARI Orientador
ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO Examinador Externo
LUCILAINE MARIA PASCUCI Examinador Interno
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Examinador Interno
ROSÂNGELA MARIA VANALLE Examinador Externo

Resumo: Os avanços no âmbito da tecnologia impulsionaram a criação de cursos de educação a
distância (EaD) entre as Instituições de Ensino Superior (IES), transformando o setor
educacional. Diante do aumento da competitividade, as IES procuram adotar estratégias que
estabeleçam uma imagem positiva na mente de seu público e contribuam para a lealdade de
seus alunos. Neste sentido, a experiência de fluxo (EF) é um importante conceito a ser
explorado, pois estudos abordam que tal experiência pode alterar a percepção da imagem do
objeto observado. Poucas pesquisas exploraram o relacionamento entre a imagem das IES, a
EF e a lealdade dos alunos, na esfera do ambiente on-line. Dessa forma, visando trazer os
conhecimentos da EF à discussão sobre imagem das IES e explorar seus efeitos no campo da
EaD, o objetivo principal desta tese foi propor e testar um modelo que identifique os efeitos
da EF sobre a percepção da imagem das IES, e os efeitos desta imagem na lealdade dos
alunos da EaD. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, com a
utilização de Modelagem de Equações Estruturais, por meio do software SmartPLS 3.0®. A
amostra do estudo foi composta por 357 respondentes, todos alunos matriculados em cursos
de graduação de EaD das IES públicas e privadas brasileiras. No modelo final de pesquisa,
elaborado e testado, a EF foi vista como uma construção complexa, multidimensional, sendo
refletida em nove dimensões. A lealdade foi abordada de forma contigencial, incorporando
medidas de comportamento e atitude relacionadas à lealdade. Por sua vez, a imagem das IES
foi mensurada considerando a visão global do construto. Os resultados sinalizam haver uma
influência positiva e significativa da EF sobre a imagem das IES. Da mesma forma, os
resultados sugerem haver um impacto positivo e significativo da imagem das IES sobre a
lealdade dos alunos de EaD. O estudo contribui para um refinamento a respeito tanto da
compreensão da imagem das IES, quanto da EF, ambos dentro do contexto da EaD. Além
disso, embasado na teoria, o estudo fornece um modelo de mensuração que possibilita
identificar a importância relativa de cada um dos construtos em análise, aprofundando os
conhecimentos a respeito da relação entre eles. As evidências do estudo contribuem no avanço
do estabelecimento de estratégias que possam potencializar os efeitos positivos da imagem e
da eEF, para as IES, bem como na ampliação do uso do marketing na esfera educacional.

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