A Coprodução de Práticas de Liderança em uma Escola
pública de Ensino Fundamental pela Via do Sensemaking Dialógico

Nome: LUCAS POUBEL TIMM DO CARMO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE DE PÁDUA CARRIERI Examinador Externo
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS Examinador Interno
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Externo
ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA Examinador Interno

Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender o processo de coprodução da liderança escolar a partir das conversações dialógicas do sensemaking dialógico, à medida que pesquisador e praticantes da escola se deparam com momentos de interrupção e recriam novos conhecimentos da/na/para prática desse fenômeno social. Nesse sentido, ela está baseada nos pressupostos sócio-construcionistas, que considera orientações responsivas nas relações, não havendo uma barreira palpável entre o eu e os outros. Para responder o objetivo proposto, apresentei inicialmente como o campo tem debatido a liderança nos Estudos Organizacionais, de maneira geral, e a liderança escolar, de maneira específica, na literatura nacional e internacional. Discuti que esses estudos estão predominantemente pautados em perspectivas realistas, aproximando-se de uma centralização desse fenômeno social na figura do líder e desvinculando as realidades sociais das experiências vividas dos praticantes. Em seguida, articulei os conceitos de intersubjetividade, responsabilidade moral e reflexividade com o sensemaking dialógico, tendo em vista que os trabalhos que adotam essa perspectiva da liderança não aprofundam em como ocorre o processo de ressignificação desse fenômeno social a partir dos diálogos reflexivos. Para articular empiricamente as ideias elaboradas, esta tese propôs o uso da Pesquisa Dialógico Reflexiva em uma escola pública de ensino fundamental em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Nessa proposta, considerei que os “participantes-pesquisadores” e os “pesquisadores-participantes” coproduzem a pesquisa a partir de um constante processo de observar e ser observado, permitindo que isso se avance para a reflexividade via diálogos. A aproximação ao campo foi realizada a partir de observações participantes via shadowing e das entrevistas individuais e coletivas com membros do Conselho Escolar. O processo interpretativo foi desenvolvido a partir da Poética Social (CUNLIFFE, 2002; SHOTTER, 1996), que considera a linguagem ontologicamente. A análise foi composta de duas etapas: 1) transcrição das entrevistas individuais e coletivas e organização cronológica dos diários de campo para que esses materiais sejam considerados textos permeados de sentidos (BAKHTIN, 2011); 2) seleção dos momentos que causaram surpresas nos participantes da pesquisa, ao longo das observações e das entrevistas, e que foram o ponto de partida para os diálogos reflexivos; 3) identificação nos textos referentes aos momentos selecionados recursos que envolvem maneiras poéticas e imaginativas de conversações. A análise dos dados evidenciou que a coprodução de novos significados envolveu a articulação da liderança escolar com três dimensões geradoras de momentos de interrupção, pontos de partida para o processo dialógico: as dinâmicas relacionais
entre escola e comunidade escolar, as relações entre unidade de ensino e SEME e, por fim, as regras e práticas de ensino-aprendizagem construídas no cotidiano. A partir dessas dimensões e dos diálogos promovidos, foi possível reforçar o caráter contraditório da liderança escolar e a necessidade de compreendê-la como um fenômeno que é englobado por saberes corporais situados, nos quais constantemente conectamos o eu (líder escolar) com os outros e com o contexto social. Por exemplo, o uso das redes sociais apresentou-se como ponto crítico no relacionamento na comunidade escolar, revelando o caráter contraditório sobre as condições em que a escola é compreendida pelos diferentes segmentos desse contexto. Por um lado, o uso delas gerou tensões entre escola e comunidade, pois os profissionais da unidade de ensino sentem-se expostos a possíveis arbitrariedades dos pais. Por outro lado, as redes sociais foram ressignificadas a partir do momento em que passaram a ser entendidas como mecanismos de mobilização da comunidade escolar junto à SEME. A exposição dessas contradições revelou o contexto complexo e político que permeia as práticas cotidianas nas escolas públicas, o que levou à necessidade de entender a liderança escolar enquanto um fenômeno entrelaçado em um senso de responsabilidade moral, no sentido de que os líderes devem ser sensíveis às diferenças dos outros, criar oportunidades para os diálogos e refletir criticamente sobre quais pressupostos eles possuem sobre as pessoas, sobre suas relações sociais e sobre as práticas organizacionais cotidianas. Portanto, as principais contribuições desta tese são: a alternativa de operacionalização do processo de ressignificação da liderança, dando atenção às condições e às tensões que permeiam os relacionamentos e a coprodução de significados na/da/sobre esse fenômeno social; e o resgate da coletividade no conceito de moralidade pela via da polifonia e do dialogismo, evitando possíveis enfoques individualistas na abordagem da liderança e revelando práticas de microliderança ao longo dos relacionamentos entre os sujeitos.

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