Princípio do Progresso e Criatividade na Produção do Espetáculo do Boi-bumbá de Parintins/AM

Nome: RAFAELA GONÇALVES FREITAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE REIS ROSA Examinador Interno
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS Orientador
EDUARDO PAES BARRETO DAVEL Examinador Externo

Resumo: As organizações que emergem do contexto das festas populares constituem um atrativo para o campo de estudos da Administração e dos Estudos Organizacionais. Ao considerar a natureza peculiar dessas organizações que possui o potencial criativo de renovação, em seus próprios modos de produção e de realização, composta por atos de progresso e da ação criativa que levam ao ápice festivo. Investigar esse universo pode contribuir para entendimento de como o progresso dessas atividades se constituem e como as ações da criatividade são desempenhadas nessas organizações peculiares. Nesse contexto, a presente dissertação concentrou-se no espetáculo do Boi-bumbá de Parintins/AM, e se propôs a investigar a contribuição do princípio do progresso para a criatividade no processo de produção do setor de alegoria no espetáculo do Boi-Bumbá de Parintins/AM. Para tanto, a pesquisa limitou-se a uma Agremiação. Os fundamentos teóricos concentraram na discussão acerca da criatividade nas organizações e na perspectiva do princípio do progresso para a criatividade. A fim de alcançar o objetivo geral, a pesquisa empírica foi realizada por meio da observação participante, com entrevistas semiestruturadas, documentos e fotografias. Em relação à análise e interpretação dos dados foi empregada a técnica de codificação. Os resultados revelaram que o princípio do progresso contribuiu para ações criativas, atuando na sustentação e promoção do engajamento para tarefas, na busca por novas ideias e solução de problemas, situada durante os diferentes contextos do processo de criação. Nesse contexto, constatou-se a criatividade como um processo, compreendendo ciclos de progresso e criatividade durante o processo criativo. À medida que atores perceberam o senso de progresso alcançado produziram experiências positivas e por sua vez, dedicaram esforços e suas habilidades para ação criativa e, mesmo diante de restrições, quando se percebeu um trabalho significativo o ciclo de progresso e criatividade persistiu. De acordo com as evidências conclui-se que o princípio do progresso para a criatividade nas organizações e, especificamente para o contexto da festa, contribuiu para uma constante busca pela ação criativa em um trabalho visto como significativo.

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