Aprendizagem de Competências Para Além da Sala de Aula: Um Estudo Comparativo Entre Programas Extracurrículares.

Nome: ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA JÚNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA JULIANA D'ANGELO Examinador Externo
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Orientador
SUSANE PETINELLI SOUZA Examinador Interno

Resumo: A partir das abordagens de aprendizagem nas organizações e competências profissionais, o presente estudo objetivou identificar, descrever e analisar os processos de aprendizagem de competências nos programas extracurriculares empresa júnior, iniciação científica e programa de educação tutorial desenvolvidos por estudantes dos cursos de administração (matutino e noturno) da Universidade Federal do Espírito Santo. Quanto aos sujeitos de pesquisa, foram selecionados 15 estudantes participantes desses programas nos últimos 2 anos (2015 a 2017), os quais foram entrevistados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Na apresentação e discussão dos dados, por meio do método de análise de dados qualitativos, identificou-se que os processos de aprendizagem situada, aprendizagem social, aprendizagem informal e incidental, aprendizagem na prática e aprendizagem vivencial possibilitam o desenvolvimento de competências profissionais dos estudantes nesses programas. Ao comparar as competências desenvolvidas, evidenciou que competências sociais, de gestão, de resolução de problemas, de comunicação e de investigação científica foram as mais desenvolvidas entre os estudantes participantes dos programas. Os processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências constituem-se em um potencializador do desenvolvimento acadêmico e profissional desses estudantes. Além disso, ao desenvolverem tais programas, os estudantes conseguem contextualizar o ensino teórico com as ações desenvolvidas, assim, conseguem fazer sentido dos conceitos e ultrapassam os obstáculos existentes na aprendizagem de competências baseada apenas no ensino de transmissão de conteúdo. Por fim, sugestões de pesquisas futuras são apresentadas.

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