Papel Moderador do Tipo de Produto na Relação Entre Traços de Personalidade e Comportamento de Compra On Line: uma Aplicação do Modelo Hierárquico de Mowen

Nome: FERNANDO CHIABAI BENTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/10/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDERSON SONCINI PELISSARI Examinador Interno
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Examinador Interno
RICARDO TEIXEIRA VEIGA Examinador Externo
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores antecedentes do comportamento de compra online por meio do modelo hierárquico de personalidade apresentado por Mowen (2000) para seu Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade (3M), verificando se o tipo de produto afeta essa relação. O modelo de pesquisa proposto foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica realizada e a coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento de campo (survey) com questionário estruturado disponibilizado na Internet e respondido por 768 e-consumidores. A análise dos dados utilizou a técnica de modelagem de equações estruturais com o suporte do software
SmartPLS para testar o modelo e as hipóteses propostas. Os resultados mostram que o modelo hierárquico de traços de personalidade proposto por Mowen aplicase ao contexto investigado e que os traços de personalidade exercem influência de forma hierárquica, do traço mais abstrato para o traço mais superficial, contribuindo para o poder explicativo da variável Intenção de Compra Online, mostrando influenciar o comportamento do consumidor online. Dentre os traços de personalidade situacionais investigados, os traços Diversão na Compra, Risco Percebido e Consciência de Valor foram os que mais impactaram a Intenção de Compra Online, respectivamente. O traço de personalidade Compra Impulsiva não demostrou influenciar a Intenção de Compra Online. O Tipo de Produto exerce papel moderador da relação entre os traços situacionais (Diversão em Compra, Consciência de Valor e Compra Impulsiva) e o traço superficial Intenção de Compra Online. O estudo contribui para o desenvolvimento da teoria do comportamento do consumidor online, auxiliando os gestores na definição de estratégias mais eficazes voltadas a esse público-alvo.

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