Outras

Estrutura do Ensino a Distância na Ufes (NE@Ad)

O Programa de Interiorização da UFES conta com uma estrutura capaz de atender demandas, utilizando recursos tecnológicos no desenvolvimento do ensino a distância desde 2000. Para dar suporte a essa iniciativa, a Administração Central criou o ne@ad - Núcleo de Educação Aberta e à Distância. O ne@ad é o organismo mediador e gestor das ações voltadas para essa modalidade. O núcleo está estruturado com uma composição de especialistas de diversas habilidades, atendendo projetos de vários setores da Universidade e de outras instituições por meio de parcerias.

Essa estrutura está distribuída por treze cre@ad's - Centros Regionais de Educação Aberta e à distância, além de 21 (Centros Municipais de Educação Aberta e à Distância), interligando todos os municípios capixabas, apresentando-se como parceira institucional na oferta de ensino, pesquisa, treinamento e demais ações direcionadas ao conhecimento. Atualmente, com a política assumida pela Administração Central da UFES, o programa de Interiorização leva o conhecimento a todas as regiões do estado.

Os cursos desenvolvidos na UFES, na modalidade de EAD, são estruturados através da combinação das modalidades de ensino a distância e presencial, numa prática bimodal ou semipresencial. Um terço das atividades acadêmicas é realizado presencialmente, por meio de videoconferências "abertas", orientação acadêmica individual ou para grupos, e a apresentação de seminários temáticos semestrais. As provas são realizadas presencialmente.

A metodologia empregada no Programa de Interiorização da UFES desenvolve avançadas tecnologias de informação e comunicação. A organização curricular inovadora do ne@ad utiliza várias modalidades que se articulam entre si, entre elas a videoconferência. Ministrada por docentes a videoconferência é gerada a partir de um estúdio localizado na sede do ne@ad e transmitida para até quatorze salas ligadas ao circuito de forma simultânea, o que possibilita a interação síncrona entre os grupos e, principalmente, entre o conferencista e os grupos. A dinâmica da videoconferência traz uma aproximação exclusiva com os municípios capixabas possibilitando a disseminação do conhecimento.

A efetividade sócio educacional do Programa de Interiorização abrange todas as dimensões da eficácia, especificamente do ponto de vista mais amplo do sistema de educação pública, das comunidades e das populações usuárias dos serviços eventualmente proporcionados pelos egressos do Programa de Interiorização.

É na avaliação da efetividade sócio educacional que a essência da modalidade EAD é analisada enquanto política pública de interiorização e de qualificação profissional por um IES - Instituto de Ensino Superior que promove a educação gratuita à população do Estado do Espírito Santo.

Nosso programa de EAD está estruturado em rede. Dentro do Estado temos 13 Centros Regionais de Educação Aberta e à Distância - cre@ad's - organizados por sub-regiões. Cada cre@ad engloba municípios vizinhos num raio de até 60 quilômetros. Os cre@ad's estão ligados diretamente ao Núcleo de Educação Aberta e à Distância - ne@ad - sediado no Campus de Goiabeiras em Vitória, que também tem seu Centro Regional em sua sub-região. Dessa forma, o ne@ad está preparado para dar suporte a projetos em todo o Estado, como órgão administrador e comunicador dos cre@ad's, municípios e também de seus usuários. Todas as ações de planejamento, coordenação e comunicação são mediadas e geridas pelo ne@ad.

Os cursos de Graduação oferecidos recente e atualmente são Administração, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Educação Física, Física e Química. Os cursos de Especialização são Educação do Campo, Formação de Mediadores em EAD, Gestão de Agronegócios e Logística. Em nível de Aperfeiçoamento são oferecidos os cursos Dimensões da Humanização: Filosofia, Psicanálise, Medicina, Educação para as Relações Étnicorraciais, Formação em Culturas e Histórias dos Povos Indígenas.

Além dos níveis de cursos já citados o Ensino à Distância da UFES auxilia e dá suporte em atividades de pesquisa e disseminação de conhecimento em alguns Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e no Programa Institucional de Iniciação Científica.

Com a política de EAD assumida, consolidada e em processo de expansão pela Administração Central da UFES, e incorporada ao seu Programa de Interiorização, a Educação à Distância nessa IFES dissemina o conhecimento a todas as regiões do Estado, formando profissionais nas diversas áreas dos saberes humanos e propiciando-lhes meios de mais bem pensar e organizar o desenvolvimento das regiões. A EAD, assim, constitui-se em eficaz instrumento de democratização do acesso à educação, instituindo-se, cada vez mais, como uma opção de ensino de qualidade que atende a uma população considerável e, por vezes, desassistida historicamente.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910