A orientação analítica das organizações e seu impacto na redução de custos e geração de valor para os clientes finais

Resumo: Este projeto de pesquisa científica procura contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras do setor supermercadista por meio da abordagem analítica. O estudo será conduzido em uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa com o objetivo de melhor compreender o grau de orientação analítica dos supermercados pesquisados, traços culturais, capabilidades gerenciais e possíveis oportunidades de geração de valor para o cliente e desenvolvimento de vantagem competitiva. Este estudo, de caráter descritivo-conclusivo, busca descrever e sistematizar informações a respeito da abordagem analítica, identificando seus condicionantes, suas relações e impactos a partir de dados a serem coletados em supermercados associados a ACAPS – Associação Capixaba de Supermercados. Adicionalmente, afim de validar os dados coletados e buscar uma melhor compreensão dos resultados obtidos, está planejado uma série de visitas a supermercados localizados em diversas regiões do Estado do Espírito Santo com o objetivo de entrevistar os atores envolvidos e observar como a abordagem analítica se configura no dia a dia das empresas.

Data de início: 30/12/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910