Abordagem Analítica em Negócios (Business Analytics): perspectivas de uso no setor de varejo

Resumo: Considerando a maior popularização das técnicas estatísticas tem-se como objetivo neste projeto de pesquisa investigar e desenvolver ferramentas analíticas que possam ser utilizadas no ambiente de negócios. Este projeto tem um horizonte de tempo estimado de 8 anos, pois pretende-se pesquisar uso de tais ferramentas em temas três principais: 1-previsão de demanda/venda, 2- definição de políticas de estoques e 3-estudos de comportamento do consumidor. Considerando que apesar de serem correlacionados os três temas permitem a abordagem individual, o planejamento consiste em estudar os problemas de forma individual para posteriormente analisa-los de forma conjunta. Nos três casos, pretende-se sempre utilizar dados reais de empresas de varejo (parceiros) com a finalidade de testar e validar os modelos, uma vez que se espera que este projeto de pesquisa possa gerar produtos que contribuam para a inovação tecnológica das organizações. Assim, já estão sendo formulados convênios com as organizações parceiras com este fim. O posicionamento epistemológico, utilizará uma abordagem positivista, sendo a abordagem metodológica nomotética. Nos três temas serão utilizadas ferramentas estatísticas para análise de dados fornecidos pelos parceiros. Deve-se destacar que no estudo do comportamento do consumidor, prevê-se também a necessidade de pesquisas do tipo survey, para a coleta de dados complementares.

Data de início: 11/05/2015
Prazo (meses): 96

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador HÉLIO ZANQUETTO FILHO
Pesquisador MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA
Pesquisador ADONAI JOSÉ LACRUZ
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910