Managerialism: características, funções e conteúdo adequado ao processo decisório estratégico e desempenho organizacional

Resumo: O termo managerialism refere-se a um fenômeno disseminado no mundo capitalista e largamente praticado por empresas de diferente natureza e áreas de atuação. Trata-se do desenvolvimento e adoção por parte das empresas, de abordagens de cunho gerencialista baseadas em princípios racionalistas, cujo objetivo maior é a maximização do controle e da eficiência. Todavia, as organizações possuem especificidades que as diferenciam entre si, comprometendo os resultados de tais práticas quando elas são adotadas como padrões universais. Ainda assim, tais metodologias de gestão continuam sendo replicadas por universidades, MBA’s e consultorias, preocupadas muito mais com a imagem de gestão moderna que representam do que sua contribuição efetiva aos resultados. O objetivo deste estudo é analisar as funções, conteúdo, contribuições e limitações de práticas de origem managerialista para a gestão estratégica e, especialmente, para o desempenho organizacional. O estudo se fundamenta na teoria estratégica em organizações, com ênfase em conceitos de managerialism no processo decisório. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com abordagem multimétodos. Como resultado, espera-se identificar em que extensão a introdução de práticas empresariais de gestão contribui, efetivamente, para a melhoria do desempenho organizacional, bem como contribuir para o entendimento das possíveis contribuições e limitações de sua adoção.

Data de início: 02/05/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LUCILAINE MARIA PASCUCI
Vice-Coordenador CLÁUDIO MÁRCIO PEREIRA DA CUNHA
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