As “artes do fazer” gerencial no cotidiano de organizações de ensino público à luz das contribuições de Michel de Certeau

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo das “artes do fazer” gerencial em organizações de ensino público – escolas de ensino básico e universidades. A idéia é compreender como se re/constróem as “artes do fazer” gerencial de gestores dessas organizações, no cotidiano da gestão. Para tanto, é sugerida a abordagem de Certeau (2008), a partir de seus conceitos de “lugar” e “espaço”, “próprio” e “outro”, “estratégias” e “táticas”. Como proposta metodológica, optou-se pela pesquisa “no/do/com” o cotidiano (ALVES; GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003), também ancorada nos ensinamentos de Certeau (2008). Nela é ressaltado um “mergulho” no campo estudado para romper com o distanciamento sujeito-objeto na relação de pesquisa, bem como contribuir para um avanço da estratégia etnográfica. Isso significa, não somente uma descrição densa “sobre” o outro, mas sim a construção de uma narrativa com o outro – o sujeito de pesquisa (ALVES, 2002). Como resultado destes estudos, espera-se contribuir para o avanço dos estudos sobre a ação gerencial, aqui assumidas como “artes dos fazer” na vida cotidiana das organizações de ensino público, ainda pouco explorados nos campos educacional e organizacional (LIMA, 2003).

Data de início: 01/02/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ROBERTA ALVARENGA DE ALMEIDA VARGAS
Aluno Mestrado JOCARLA VITTORAZZI LAQUINI CAMPANHA
Aluno Mestrado GLENDA MARA ARTHUSO TEIXEIRA
Acesso à informação
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