Qualidade do relacionamento em transações B2B e B2C no setor supermercadista

Resumo: Este projeto de pesquisa propõe um estudo acerca da qualidade do relacionamento desenvolvido entre os atores na cadeia de suprimentos supermercadista avaliando as relações entre os supermercados e seus fornecedores (B2B – Business to Business) – à montante – e as relações entre os supermercados associados à ACAPS (Associação Capixaba de Supermercados) e seus clientes (B2C – Business to Consumer) – à jusante. Para os profissionais gestores de canais de marketing, este estudo poderá subsidiar o planejamento estratégico de suas ações, priorizando esforços que possam determinar melhoria na qualidade dos relacionamentos na cadeia supermercadista e identificando ações voltadas para a construção de relações de colaboração mais sólidas capazes de facilitar a geração de vantagens competitivas mais perenes. Como contribuição acadêmica, ao estudar a qualidade do relacionamento em relações B2B e B2C, os resultados poderão descortinar novas oportunidades de pesquisa e o desenvolvimento de novos modelos identificando idiossincrasias inerentes a cada tipo de relacionamento. O estudo proposto será de natureza quantitativa, considerando a percepção dos clientes dos supermercados bem como dos profissionais dos supermercados encarregados com o processo de compras. A análise de dados fará uso da estatística descritiva, análise de variância múltipla e análise fatorial exploratória.

Data de início: 01/07/2011
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador HÉLIO ZANQUETTO FILHO
Coordenador MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910