O Efeito Moderador dos Componentes de Bpm na Relação Entre a Qualidade de Relacionamento Interorganizacional e o Desempenho dos Fornecedores.

Nome: MARIANA AMORIM DE AMARAL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/06/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Orientador
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Orientador
MARCOS ANDRÉ MENDES PRIMO Examinador Externo
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Coorientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar se o impacto da Qualidade de Relacionamento no Desempenho dos Fornecedores é positivo e; verificar se os Componentes de BPM moderam a relação entre a Qualidade de Relacionamento e o Desempenho dos Fornecedores. Foi utilizada a Teoria da Troca Social como plataforma teórica e os Determinantes (Confiança, Compromisso, Cooperação, Adaptação e Comunicação) foram tratados como componentes da Qualidade de Relacionamento. Trata-se de um Estudo de Caso quantitativo utilizando o método survey e modelagem de equações estruturais. Os objetivos consistiram em analisar: (1) se os Determinantes (Confiança, Compromisso, Cooperação, Adaptação e Comunicação) da Qualidade de Relacionamento identificados na literatura são validados empiricamente; (2) se o impacto da Qualidade de Relacionamento no Desempenho dos Fornecedores é positivo e (3) se o impacto da Qualidade de Relacionamento no Desempenho dos Fornecedores é moderado pelos Componentes de BPM. Assim, os principais resultados identificados revelam que: (1) a Qualidade de Relacionamento é representada pela Confiança, Compromisso, Cooperação, Adaptação e Comunicação estabelecidas na relação entre a Empresa cliente e seus respectivos fornecedores, uma vez que todas as hipóteses não foram rejeitadas por haver impacto significativo (p value < 0,05); (2) Ao ser considerada a relação de impacto entre Qualidade de Relacionamento e Desempenho dos Fornecedores referente à relação estudada, conclui-se que o valor encontrado é estatisticamente significativo igual a 0,351 e níveis superiores de desempenho dos fornecedores, possivelmente, são provenientes de relações baseadas em relações com níveis superiores de qualidade (11,3%); (3) não foi comprovado o efeito moderador, logo não existe uma influência da gestão dos processos dos fornecedores na determinante na intensificação da influência da qualidade da relação no desempenho dos fornecedores. Como proposta de futura pesquisa, recomenda-se investigar os demais fatores que contribuem para explicar a variação do Desempenho dos Fornecedores.

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