Reflexões Sobre o Provimento do Diretor e a Gestão Democrática de uma Escola Pública: Entre o Eleito e o Indicado

Nome: RAFAEL GUMIERO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2014

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE REIS ROSA Examinador Interno
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Externo
GELSON SILVA JUNQUILHO Orientador

Resumo: Este estudo se propôs analisar como o diretor escolar eleito ou nomeado (por indicação) influencia a gestão democrática de uma escola de ensino fundamental. O problema de pesquisa que motivou tal discussão foi o seguinte: Como dois modelos distintos de
provimento do diretor influenciaram na gestão democrática de uma escola pública de ensino fundamental? Para tanto, houve discussão sobre os pressupostos teóricos e históricos relacionados ao tema da gestão escolar, fazendo incursão por parte da reflexão do campo
desde a administração escolar até o atual movimento de gestão democrática. Ocorreu análise dos temas de ação política, participação, conselho de escola, papel do diretor e escolha do dirigente escolar. Esta pesquisa valeu-se do método qualitativo, por estudo de caso, para
análise dos modelos de provimento ao cargo de diretor escolar adotado em uma unidade escolar de um município da Grande VitóriaES nas gestões 20052008 e 20092012, observando a influência do diretor na gestão escolar num contexto histórico-social de gestão democrática da educação pública no Brasil, com base em duas formas de provimento. Para a coleta de dados, procedeu-se à aplicação de entrevistas semiestruturadas com representantes dos diversos segmentos da escola municipal de ensino fundamental, lócus da pesquisa:
professores, pais, funcionários, conselheiros do Conselho de Escola, além dos diretores escolares, secretários de educação e prefeitos municipais de ambos os períodos analisados. Também participaram da pesquisa professores representantes do Conselho Municipal de
Educação. Para a análise dos dados, recorreu-se ao método de análise de conteúdo, pelo qual se buscou avaliar como ocorreu a opção por modelos diferentes de gestão escolar e provimento de diretor escolar na rede municipal de ensino do município objeto da pesquisa, nas gestões 20052008 e 20092012; compreender como se caracterizou o modo de gestão escolar segundo o tipo de provimento do diretor; identificar em quais condições houve a relação da direção escolar com o órgão central de ensino, os agentes políticos locais e a comunidade escolar nos dois períodos de gestão

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