Funções Gerenciais na Gestão Educacional: Caracterização do Trabalho Gerencial dos Gestores da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá - Es

Nome: EDGAR MIERTSCHINK
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/06/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE REIS ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE REIS ROSA Orientador
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
BRUNO FELIX VON BORELL DE ARAUJO Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa tem a intenção de descrever as características do trabalho gerencial de gestores educacionais, iniciando-se de estudo realizado com gestores escolares, coordenadores pedagógicos que atendem às escolas multisseriadas da secretaria de educação do município de Santa Maria de Jetibá (ES). Buscou-se caracterizar a ação gerencial desses gestores partindo das percepções deles sobre os trabalhos realizados junto aos demais membros da comunidade escolar, equipes de gestão e gestão da secretaria municipal, não deixando de lado as particularidades da área educacional, principalmente sobre gestão democrática e autonomia.
Para se entender a diversidade, a complexidade e as dinâmicas relações dos gestores, foram
realizadas entrevistas semiestruturadas que contribuíram para aprofundamento nessas
dinâmicas. Documentos foram analisados para conhecimento e caracterização da formatação
da estrutura organizacional da secretaria de educação. Os relatos das entrevistas apresentaram fragmentos que puderam nortear ideias para um melhor tratamento dos dados, que foram realizados analisando os conteúdos apresentados pelos gestores entrevistados. As conversas realizadas com esses entrevistados mostraram ambiguidade, dinamismo e pluralidade no desenvolvimento das funções gerenciais dos gestores educacionais, que são líderes, companheiros e executores de trabalhos junto aos demais componentes das relações do ambiente educacional. Assim, as expectativas são de que esta pesquisa possa fazer com que novos diálogos surjam para discutir as relações dos gestores educacionais, principalmente sobre as ações dos coordenadores que atuam junto às escolas multisseriadas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910