Processo criativo fotográfico: o conhecimento estético
na dinâmica relacional criativa entre fotógrafo e cliente
Nome: JÉSSYCA FRAGA VIEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/05/2020
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
BRUNO FELIX VON BORELL DE ARAUJO | Examinador Externo |
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS | Orientador |
RUBENS DE ARAÚJO AMARO | Examinador Interno |
Resumo: Essa pesquisa se propôs a compreender a dinâmica relacional do processo criativo fotográfico, entre um fotógrafo capixaba e os seus clientes, a partir da ativação do conhecimento estético do fotógrafo. O referencial teórico se estabeleceu nas discussões acerca do processo criativo nos estudos organizacionais e da abordagem estética nos estudos organizacionais. Como proposta teórica da pesquisa, empreendemos o encontro entre o modelo psico-socio-cultural de criatividade e o entendimento do conhecimento estético enquanto motor dessa dinâmica criativa. Com base no objetivo da pesquisa, empreendemos uma pesquisa empírica qualitativa. Utilizamos o método da compreensão empática como forma de condução, de nós pesquisadores, no campo de pesquisa, bem como utilizamos as premissas do método durante a produção e análise dos dados. Como instrumentos de produção e coleta de dados utilizamos: observações diretas, entrevista semiestruturada, diálogos informais e análise de documentos. A partir da análise e das discussões dos resultados entendemos que o processo criativo fotográfico, sustentado por elementos estéticos, é desenvolvido a partir de processos colaborativos intersubjetivos entre o fotógrafo e os clientes em meio à materialidade.
Nessa dinâmica criativa identificamos e analisamos que a ativação do conhecimento estético do fotógrafo, por meio das dimensões simbólicas e experienciais, motoriza tal dinâmica junto às manifestações estéticas subjetivas dos clientes. Com esta pesquisa, esperamos contribuir com o campo dos estudos organizacionais que tratam do fenômeno da criatividade a partir uma lente relacional, por meio dos processos colaborativos intersubjetivos enquanto gênese da criatividade. E também, esperamos contribuir com o campo do empreendorismo artístico, a partir da exploração da ativação do conhecimento estético do agente criador enquanto motor da dinâmica relacional criativa.