Estímulos Visuais de Loja Virtual e Seu Impacto no Comportamento de Compra de Microtransações Digitais em Jogos Eletrônicos

Nome: ARTHUR FRANÇA SARCINELLI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/09/2019
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
MARCELO MOLL BRANDÃO Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
EVANDRO LUIZ LOPES Examinador Externo
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Examinador Interno
MARCELO MOLL BRANDÃO Orientador

Resumo: O presente trabalho visa compreender o efeito da cor do ambiente de loja virtual na
intenção de compra de microtransações em videogames. Neste trabalho, foi dado
ênfase à compreensão de como se dá o efeito das cores (i.e. azul e vermelha) na
intenção de compra quando a relação é mediada pelo grau de excitação do indivíduo
e condicionada aos valores do grau de envolvimento. O modelo teórico utilizado é
inspirado no paradigma estímulo-organismo-resposta (MEHRABIAN; RUSSELL,
1974) e nos trabalhos de Bagchi e Cheema (2013), Puccinelli et al. (2013), Roschk,
Loureiro e Breitsohl (2017) e Hsieh et al. (2018). Os resultados do quase experimento
indicam que cores avermelhadas induzem maior grau de excitação se comparadas
com cores azuladas, porém o impacto na intenção comportamental é indiretamente
proporcional à tonalidade do estímulo ambiental de loja. Em adição, constata-se o
efeito condicional do envolvimento do consumidor, visto que gamers pouco envolvidos
estão mais suscetíveis às influências persuasivas da cor do ambiente de loja do que
jogadores com alto grau de envolvimento.

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