Qualidade nos Lucros: Efeito Combinado da Persistência nos Lucros com o Gerenciamento de Resultados.

Nome: ELIZEU MARIA JUNIOR
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 16/07/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Examinador Interno
JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS Examinador Externo
LUIZ CLAUDIO LOUZADA Examinador Externo
PATRÍCIA MARIA BORTOLON Examinador Externo
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Resumo: Os relatórios financeiros constituem-se como relevante fonte de informação para os investidores e demais agentes do mercado de capitais. Esta tese dedica-se à análise da Persistência nos Lucros e do Gerenciamento de Resultados enquanto atributos da qualidade das informações financeiras. O objetivo desta pesquisa é investigar a
Qualidade nos Lucros a partir da Persistência nos lucros e do Gerenciamento de Resultados e seus efeitos combinados. A principal proposição deste estudo é a de que a análise combinada da Persistência nos Lucros e do Gerenciamento de Resultados permitirá discriminar as empresas quanto à Qualidade nos Lucros com maior eficiência do que a análise isolada desses atributos. Foram analisadas 205 empresas listadas na bolsa de valores B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), com informações
financeiras trimestrais divulgadas no período compreendido entre os anos de 2010 e 2016. Os dados necessários para determinação das variáveis e modelos propostos neste estudo foram coletados nos bancos de dados Thomson Reuters Eikon®, Economática® e Comdinheiro®. A abordagem metodológica desta pesquisa caracteriza-se como quantitativa, desenvolvida por meio de modelos estatísticos e econométricos. Os modelos propostos foram estruturados na forma de dados em painel e analisados por meio de regressões lineares simples e multivariadas e
regressões logísticas binárias. Os resultados da pesquisa evidenciam que a análise combinada da Persistência nos lucros e do Gerenciamento de Resultados apresenta maior eficiência na discriminação das empresas em função da Qualidade nos Lucros percebida pelo mercado. Adicionalmente, verificou-se que a percepção do mercado acerca do Gerenciamento de Resultados é significativamente inferior à percepção do mercado acerca da Persistência nos Lucros enquanto atributos da Qualidade nos Lucros. Estes resultados sustentaram a tese proposta neste estudo. Palavras-chave: Qualidade nos Lucros. Persistência nos Lucros. Gerenciamento de
Resultados.

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