“Quem Vai Organizar?... Ainda Não Entrou na Minha Cabeça!”: Etnografando o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda d’Agua/Cariacica (ES)

Nome: NATHALIA BRUNET PROCÓPIO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/04/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LETICIA DIAS FANTINEL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
JOSIANE SILVA DE OLIVEIRA Examinador Externo
LETICIA DIAS FANTINEL Orientador

Resumo: A presente dissertação teve como objetivo compreender como se articulam as estratégias e táticas no organizar espacial do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água. Festa secular, originária do contexto escravista brasileiro, apresentasse hoje protagonizada pelas Bandas de Congo, constituindo-se como representativa de uma produção cultural afro-brasileira. Assim, partiu-se de um referencial teórico ancorado na Teoria das Práticas, em sua abordagem filosófica, proposta por Michel
de Certeau (1985; 2003; 2008; 2012), articulada a reflexões sobre espaço nos estudos organizacionais e festas em diferentes campos do conhecimento, bem como nas problematizações tecidas por Hall (2003; 2011) e Sansone (2004) sobre a cultura negra no contexto contemporâneo. Como metodologia de pesquisa adotou-se
a etnografia, valendo-se de observação participante para apreensão dos dados, fazendo o uso de diários de campo e registros audiovisuais e fotográficos. Durante o campo, houve maior aproximação com uma banda especificamente, sob a qual a perspectiva da participação se efetivou. A permanência em campo se deu de janeiro a setembro de 2017. A interpretação dos dados partiu de categorizações êmicas
refletidas, principalmente, diante das noções de lugar, espaço, estratégias e táticas de Certeau (2008). Os resultados apreendidos indicam que o congo na região se estabelece em meio a redes de relações instáveis e constantes apropriações espaciais. Revela, por um lado, investidas na construção do congo como lugar próprio, em torno da produção de sensos de pertencimento que delineiam identificações e geram estabilidades, por outro, táticas que operam sob uma lógica
situacional, driblando opressões e desestabilizando os lugares de poder. Desta forma, espera-se contribuir para ampliação das discussões das produções culturais afro-brasileiras no campo administrativo, bem como, do ponto de vista teórico, ressaltar o uso político de estratégias e táticas no cotidiano. Palavras chaves: Certeau. Prática. Espaço. Festas populares. Congo capixaba. Cultura afro-brasileira.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910