O Consumo de Joias e a Construção da Identidade de Gênero: Muito Além do Simples Consumo.
Nome: VICTOR CORRÊA GARCIA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/04/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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BRUNO FELIX VON BORELL DE ARAUJO | Examinador Externo |
ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA | Orientador |
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Examinador Interno |
Resumo: O consumo faz parte da vida cotidiana da maioria dos sujeitos. Todos os dias são consumidos diversos bens, não só físicos, mas intelectuais, sociais, culturais e outros. Os bens são dotados de significados e que são consumidos e utilizados para externalizar as vontades, desejos e adjetivos dos sujeitos, o que compõe a identidade do mesmo. Através dos bens é possível construir diversas identidades, incluindo a identidade de gênero. Esta dissertação tem como objetivo analisar através dos discursos de sujeitos femininos e masculinos o consumo de joias e sua relação com a produção de identidade do sujeito em relação ao seu gênero. As identidades de gênero, à luz de Judith Butler, autora cerne desta dissertação, são atos involuntários ordenados pela heteronormatividade, construídos através da performatividade e performance. Através de uma pesquisa qualitativa com um total de 12 (doze) entrevistas individuais, os dados foram produzidos e analisados, criando categorias a posteriori tendo como base o referencial teórico. As entrevistas mostraram que há uma relação entre as joias e a construção da identidade de gênero, embora, a joia não seja fundamental, mas uma performance a mais. Palavras-chaves: Identidade; Gênero; Performance; Performatividade; Joias; Consumo.