Improviso na Prática de Produção do Desfilo Carnavalesco

Nome: PRISCILA RICARDO DOS SANTOS DA SILVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/02/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO FELIX VON BORELL DE ARAUJO Examinador Externo
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS Orientador
GELSON SILVA JUNQUILHO Examinador Interno

Resumo: Este estudo apresenta possíveis interseções entre a teoria da prática, conforme abordagem de Theodore Schatzki, e a improvisação organizacional, sendo esta última relacionada ao fazer não previsto com antecedência, não premeditado, geralmente entendido em termos de caso fortuito, muitas vezes em tempos de crise. Para isso, foi proposto como objeto de análise a prática da produção do desfile
carnavalesco de uma escola de samba, contexto em que o fenômeno do improviso aparece de forma bastante evidente. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as manifestações do improviso na produção do desfile carnavalesco de uma escola de samba. Para concretizar os objetivos dessa investigação, foram realizadas pesquisas através de documentos, entrevistas em profundidade e observações, centradas no desenrolar das atividades que compõem a produção de
um desfile carnavalesco do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, de Vitória (ES). Pude descrever a produção do desfile carnavalesco dessa agremiação, durante o ciclo 2014/2015, com enfoque nas práticas e buscando entender como o improviso aparece. Destaquei os espaços de produção de fantasias (barracão leve) e de produção das alegorias (barracão pesado). Analisei como o improviso se manifesta na prática da produção do desfile, buscando articular
três elementos conceituais do improviso (estruturas mínimas, tomada de sentido e bricolagem) com os elementos conceituais da estrutura de governança da prática (regras, entendimentos e estrutura teleoafetiva), proposta por Theodore Schatzki. Concluo que os processos que compõem a prática, dentre eles o improviso e a bricolagem, não pertencem aos indivíduos, mas à prática em si, uma constatação
que fortalece o princípio da simetria na liderança das ações. Além disso, foi possível ennotremnadteivri daqduee; ae ssinat elicgoibmilpidraedeen sãpor,á ticsae ndãisos enmeinceasdsaa rinaam eonrtgea nciozainçcãidoe, pcoodme riaa fbaevnoerfeiccieanr dmo ealh oers eténttiecnad dimae nimtop esrofebirçeã oo pnaop eol rdgoans izeirnrgos. Cnoo nccolnutoe xatoin doarg aqnuiez aaci ovnidaal,
social da escola de samba transcorre dentro de determinado site ontology que suporta os significados das coisas, pessoas, eventos, situações, experiências, entendimentos, fins, emoções e todos os outros elementos que podem ser utilizados na bricolagem, bem como a forma correta/aceitável sobre que esses recursos serão
(re)combinados, embora essa forma correta/aceitável possa sempre ser flexibilizada através da inteligibilidade prática, ou de outra forma, porque a estrutura que organiza a prática da produção do desfile carnavalesco é minimalista.

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