A Microgestão no Trabalho Docente em uma Instituição Privada de Ensino Superior

Nome: CAMILA SILVA FREGUGLIA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/07/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SUSANE PETINELLI SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Examinador Interno
SUSANE PETINELLI SOUZA Orientador
THIAGO DRUMOND MORAES Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar as microgestões na atividade docente em um curso de Administração em uma instituição privada de ensino superior utilizando como referencial teórico a abordagem Ergológica. Para a coleta de dados empregou-se a triangulação de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Inicialmente foram caracterizadas as prescrições aplicadas aos docentes, em seguida dedicou-se a compreender a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real e por fim, foram analisadas as microgestões no trabalho docente. Buscou-se também identificar normas antecedentes presentes, que pudessem elucidar o que guia o trabalho dos docentes pesquisados. O que foi analisado vai ao encontro do que a abordagem Ergológica afirma, de que o trabalho real é sempre diferente do trabalho prescrito. Muitas são as variabilidades que os faz convocar sua capacidade microgestionária, na qual um constante uso de si por si e pelos outros se alternam e geram decisões, improvisos, renormatizações e até criação de normas. Os docentes dedicam-se a uma dinâmica de ministrar sua disciplina – ser agente de transformação do aluno – contribuir para sua graduação.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910